quinta-feira, 3 de setembro de 2015

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROINFO-RN.

INFORMAÇÕES PROINFO/RN – 2015

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
 Núcleo DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, E DA CULTURA


 INFRAESTRUTURA:

Kit - Multiterminal
Distribuição de Equipamentos: - LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA:

à Computadores: pelo MEC/FNDE
Empresas responsáveis pela venda: Positivo, CCE - Digibras, e Daruma (Computador interativo – lousa digital).
No ato da entrega dos equipamentos, o gestor deve conferir a Nota Fiscal, para assinar o termo de recebimento.


Instalação dos Equipamentos – Computadores:

A Empresa que vendeu é responsável em consertar qualquer problema de mal funcionamento previsto nos termos da garantia, período que pode variar de (dois a três anos).
Computador Interativo - Lousa Digital
Contato: Verificar dados na Nota Fiscal.

Obs: O kit de Laboratório de Informática está sendo entregue (vendido) pelas empresas acima citadas. Em alguns casos, esses equipamentos chegam em dois lotes, devido a licitação feita mediante Consórcio realizado entre grupos de empresas.

Ex: Uma entrega as CPUs, teclados, mouse, etc, e a outra entrega os monitores. Caso isso aconteça, comunicar ao MEC/FNDE – Fone: (61) 2022-5223.


Infraestrutura - Compreende adequação da Sala/Laboratório: O setor de engenharia se encarrega da Instalação elétrica e lógica, segurança (grades) e a COMPS de mobiliários (bancadas/mesas e cadeiras).
Solicitação: Ofício para DIRED.

Manutenção do Laboratório – Inclui serviço de hardware (reposição de peças) / software (programas) e configuração de rede de Internet.
· Responsável – Suporte Técnico do NTE.
· A solicitação deverá ser feita através da DIRED, que encaminha aos técnicos do NTE.
O atendimento deverá obedecer à ordem de agendamento.
Obs.: Reposição de peças, após garantia, fica sob a responsabilidade da escola.

PROGRAMA BANDA LARGA NAS ESCOLAS - PBLE

Internet - Faz parte do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) do MEC/FNDE e o uso está associado aos Laboratórios de Informática.

A conexão de Internet é disponibilizada pelo PBLE, através das seguintes empresas:
· Oi – Internet Urbana.
· Vivo – Internet Rural


 A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.”

 A instalação do Switch e Modem deve ser estritamente no Laboratório de Informática.

Etapas de instalação:
 Pré-instalação: Quando a empresa coloca o cabeamento lógico (fios AZUIS) no laboratório de Informática;
 Instalação: Quando a empresa, posteriormente, entrega o Modem, instala no laboratório e faz um teste no notebook do técnico, na presença do gestor/responsável da escola, confirmando a presença do sinal de intenet.

Modem
       Procedimentos quando a internet da (Oi/Vivo) parar de funcionar.

         A solicitação de instalação/reparo/manutenção deve ser feita mediante contato da escola direto com a OI pelo telefone 0800 648 1118, informando, no ato, os seguintes dados da escola:
        INEP e Endereço;
        N° do IP/Circuito (consta abaixo no Modem);
       Anotar o n° de Protocolo de atendimento;
       Em caso de não atendimento no prazo agendado pela empresa, ligar para o Fala Brasil - 0800 61 61 61 notificando o não cumprimento do serviço da OI;
       A configuração da internet em rede nos demais computadores após a instalação pela Oi, é feita pelo NTE. Agendar com a DIRED visita técnica.

Obs.: O gestor deve, impreterivelmente, anotar e guardar o número do Protocolo de Atendimento, pois só assim, poderá reclamar junto à ANATEL.

Switch
Obs: O gestor deve, impreterivelmente, anotar e guardar o número do Protocolo de Atendimento, pois só assim, poderá reclamar junto à ANATEL.

à Informações sobre o Modem O primeiro Modem é doado pela Oi. Em caso de queima/roubo/furto/extravio, o segundo Modem deve ser adquirido pela escola.

IMPORTANTE: Antes de adquirir novo Modem, entrar em contato com o Técnico de Suporte do NTE para informar modelo e marca de Modem compatível (em anexo).


DAS FORMAÇÕES - PROINFO INTEGRADO

Os cursos ofertados nos NTE - Núcleo de Tecnologias Educacionais utilizam o Sistema Operacional Linux Educacional – livre e gratuito e insubstituível nos computadores do Proinfo.
Curso Introdução à Educação Digital (60h) - É um curso básico para professores/gestores que têm pouco ou nenhum domínio com a informática.
Curso Tecnologias em Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - Esta formação oferece aspectos teórico-metodológicos-práticos para professores. Com os seguintes objetivos:
Compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
Planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levam os alunos a construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, a criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico;
Utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
Curso Elaboração de Projetos (40h) – Desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e praticas dos professores e gestores escolares. Com os seguintes objetivos:
Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos de sala de aula;
Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC ;
Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – (PITEC);
Integrar os conteúdos da TV e do DVD Escola em sua prática pedagógica.
Curso Redes de Aprendizagem (40h)
Prepara os professores para compreender o papel da escola frente à cultura digital.

 Público alvo do Proinfo – integrado:
Professores, gestores e outros agentes educacionais, inclusive  os que que atuam nos programas TV Escola (telessalas), ProInfo - Laboratórios de Informática Educacional (LIE); Biblioteca Escolar (Biblioteca e Salas de Leitura) e PROINESP (Salas de Recursos Multifuncionais);
Professores que atuam diretamente no trabalho docente em pleno exercício de sala de aula nas escolas de educação básica;
Coordenadores, Técnicos Pedagógicos, Gestores de Escolas e demais segmentos;
Gestores e Técnicos Pedagógicos de DIRED.


         
     OUTROS PROCESSOS FORMATIVOS 
Computador e solução de Lousa digital.

OFERTADOS PELOS NTE
     Oficinas para o uso de Tecnologias Educacionais:

    Tablets – Computador interativo (LousaDigital) - Projetor ProInfo – Sigeduc





Nenhum comentário:

Postar um comentário